Maior programa sociocultural mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri realizará, no dia 07 de junho, às 14h30, em Thermas de Ibirá, o EmCena – Festival de Sopros e Percussão. O evento reúne alunos dos Polos Avanhandava, Birigui, Regional Araçatuba, Valparaíso, Andradina, Ilha Solteira, Sud Mennucci, Barretos, José Bonifácio, São José do Rio Preto e Marília. A entrada é gratuita e aberta ao público a partir das 14h30.
Para a ocasião, os 215 Guris dos naipes de sopro e percussão apresentarão um repertório diversificado, composto por músicas nacionais e internacionais. Entre algumas das canções, estão: o tema do filme Sete Homens e um Destino, de James Horner e Simon Franglen; Thousand Years, de Christina Perri; Não Quero Dinheiro, de Tim Maia; Brooklyn Night, de Nelson Faria e Mercy, Mercy, Mercy, de Josef Zawinul.
O evento contará, ainda, com a participação do Grupo de Referência de Marília – Percussão. O conjunto é um dos 13 grupos musicais formados por adolescentes e jovens em estágio avançado de aprendizagem do Projeto Guri. Os alunos serão acompanhados pelo maestro Jorge Rafael.
O EmCena
O EmCena tem o objetivo artístico-pedagógico de promover a troca de experiências entre alunos e educadores do Guri de diversas cidades. Os arranjos das canções são desenvolvidos pelos profissionais que trabalham no programa e a regência é realizada pelos educadores que atuam junto às crianças e adolescentes.
Serviço
EmCena – Festival de Sopros e Percussão
Data: 7 de junho
Horário: às 14h30
Local: Thermas de Ibirá
Endereço: Av. Dr. Hugo Belchior Júnior, 635 – Ibirá/SP
Evento gratuito aberto ao público.
Grupo de Referência de Marília – Percussão
O conjunto executa desde peças clássicas para a formação camerística de grupo de percussão até improvisos calcados em ritmos brasileiros e latinos, apresentando a enorme riqueza do universo da percussão. O Grupo recebeu a orientação de importantes percussionistas como Santiago Vazquez (Argentina, 2012), Eduardo Gianesella (2013), Percussion de Tournai (Bélgica, 2014) e Ignácio Bori Garcia (2015). Em 2015, o grupo dividiu o palco com o Groupe Percussions de Tournai, na Bélgica. Em janeiro de 2017, o conjunto tocou no Teatro Castro Alves, em Salvador, durante o PercPan – maior festival de percussão do Brasil.
Projeto Guri www.projetoguri.org.br
Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: CTG Brasil; VISA; Bayer; WestRock; Microsoft; VALGROUP; Supermercados Tauste; Novelis; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn; Grupo Maringá; AES Tietê; Faber Castell; Distribuidora Ikeda, ASTA; Mercedez-Benz; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Raízen; Arteris; GRUPO GR; Pirelli; Tereos.
Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.
Sobre a Amigos do Guri
Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Amigos do Guri administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Máquina Cohn & Wolfe